Como montar uma banda

por Marco Bezzi
http://sl.glitter-graphics.net/pub/1101/1101076pemuxis67w.gif1. QUERO TOCAR PRA VALER. COMO COMEÇO ?
Escolha o instrumento ideal
Tudo bem, você já tira um som de vez em quando - afinal, isso é o mínimo para sonhar com uma banda de rock, certo? Mas, se quiser apostar mesmo nessa carreira, o primeiro passo é investir num bom instrumento. Quando for a uma loja especializada, leve um amigo mais experiente, pois informação nessa hora é essencial. Teste todos os modelos que casem com a grana que você descolou. Cada marca tem um formato diferente, e, assim como uma mulher, cada pessoa tem seu gosto. Em média, bons instrumentos para iniciantes saem nas seguintes faixas de preço:
* Guitarra - 750 reais
* Baixo - 1 mil reais
* Bateria - 1 500 reais
* Por mais que pareça atrativo comprar um instrumento baratinho, é melhor não cair nessa. Escolha as marcas conhecidas (Epiphone, Fender, Tagima, Tama), não fuja delas", diz o guitarrista Martin, da cantora Pitty.
Entre numa "escola do rock"
Com o instrumento profissa à mão, começa a luta para aprender os solos de guitarra do Van Halen ou aquelas viradas do baterista do Rush. Há muitos métodos e programas para os iniciantes. "Acho fundamental ter aula. Você acaba procurando pessoas que já tenham uma base quando vai montar uma banda. Sabe quem toca bem ou mal", afirma o baterista Japinha, do CPM 22, que passou quatro anos dentro de um conservatório. Até quem aprendeu na raça, de maneira autodidata, aconselha a seguir o caminho das aulas: "Não ache que com três songbooks na mão você vai sair tocando. Quando comecei em Salvador, infelizmente não tínhamos uma estrutura de escolas de música", diz o guitarrista Martin.
http://sl.glitter-graphics.net/pub/1101/1101076pemuxis67w.gif2. QUERO ACHAR OUTROS INTEGRANTES PRA BANDA. ONDE PROCURO?

Freqüente os lugares certos
Muitas vezes fica difícil encontrar parceiros para formar uma banda por motivos diversos. Um deles é a timidez. "Os caras com mais iniciativa, normalmente os guitarristas, é que me ligavam. Pelo menos sempre fui ponta-firme, sempre aceitava os convites", diz o tímido Japinha, que formou suas bandas com amigos do bairro.
Mas não pense que ficando escondido na sua casa as coisas vão acontecer. Existem pelo menos dois ambientes que são bons para arrumar contatos:
* Na escola
Para quem ainda estuda, é um local-chave. Clemente, líder da banda Inocentes, montou seus grupos com amigos de escola: "Não éramos sempre da mesma classe, mas no corredor conversávamos sobre música." A dica é se enturmar com a galera que gosta de ouvir um som.
* Em shows e bares
Fora do ambiente colégio/faculdade, é legal freqüentar bares com som ao vivo e pequenos shows, lugares que atraem quem curte música e, portanto, potenciais parceiros para sua banda.
* Dê uma busca na internet
Quem não é muito de se enturmar com novas galeras na base do bate-papo pode optar por um abordagem mais direta navegando pela internet. No Orkut, a comunidade "Procuro Músico ou Banda" já tem mais de 2 500 membros. Também existem dezenas de fóruns na web, como o do conservatório EM&T (http://territorio.terra.com.br/canais/emt/mural/), que ajudam a realizar encontros entre músicos que andam procurando parceiros. A banda Detonautas, por exemplo, reuniu-se por meio de um desses fóruns, em 1997.
http://sl.glitter-graphics.net/pub/1101/1101076pemuxis67w.gif3. O GRUPO ESTÁ MONTADO. COMO DEVEM ROLAR OS ENSAIOS?

* Improvise um estúdio
É unânime. No início, o melhor a fazer é descolar um lugar numa garagem ou num canto da casa e fazer dele o seu estúdio. Alugar um espaço profissional não sai barato: 1 hora de ensaio custa em média 25 reais num estúdio. "Toque em qualquer lugar: lavanderia, garagem, quarto. Ensaie bastante e fique afiado antes de gastar dinheiro com um estúdio profissional", afirma o produtor musical Rick Bonadio, descobridor dos Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr. e CPM 22.
Por isso, é melhor se acostumar com a reclamação dos vizinhos. Ou melhor ainda, tentar vedar acusticamente o local. Uma boa dica é colar nas paredes caixas de ovos ou espuma perfilada (vendida em lojas de colchão): já diminui bastante o volume para quem está do lado de fora.
* Programe os encontros
Como em um time de futebol, quanto mais ensaios, melhor o entrosamento. Mas também é importante não saturar o relacionamento. "Não adianta tocar todo dia, o clima ficar pesado e a banda acabar. Mas tente pelo menos ensaiar uma vez por semana", afirma Japinha.
O ideal é aumentar o número de ensaios por semana - e até juntar uma grana para pagar umas horas de estúdio profissional - apenas antes do próximo passo na carreira: a gravação de um CD "demo" ou a apresentação em um show.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: