Narguile

Oi amores, nem vou perguntar se estão bem porque já virou mania, asuhahsuushuiah /brinks, de boa? eu to sim, talvez.. enfim, sem entrar em detalhes, vou viagar a daqui algumas horas, então, vamo ao importante.

 Narguilê. de origem árabe, é uma espécie de cachimbo, onde se consome fumo tratado e de diferentes sabores.

 
O narguile é formado por: Base: peça central do narguilé; assemelha-se a um vaso. É onde se coloca a água (ou, embora não seja tradicional, com outros líquidos, como vodka, arak, sucos ou essências naturais). Geralmente é feita de vidro, metal ou cerâmica; algumas são ornamentadas com desenhos.
Corpo: peça cilíndrica que sustenta o fornilho e conecta-se à base. Na base, projeta um tubo para dentro da água, que conduz a fumaça.
Fornilho (rosh): peça de barro, cerâmica ou metal onde coloca-se o tabaco e, por cima deste, o carvão em brasa.
Abafador: Artefato em metal, geralmente alto para proteger a brasa do vento, evitando o consumo rápido do carvão.
Tubo (ou mangueira): é por onde se aspira a fumaça. Uma ponta termina numa piteira, e a outra encaixa-se na parte superior do corpo do narguilé (acima da água). Pode haver mais de um tubo para que várias pessoas fumem juntas (porém estes com válvulas especiais, ou do contrário os usuários não poderão "puxar" a fumaça simultaneamente). Em narguilés usados em locais públicos, como bares, freqüentemente usa-se uma peça plástica removível na ponta da piteira, que pode ser lavada ou descartada a cada uso, ao contrário da mangueira em si, que não deve nunca ser lavada, pois pode oxidar, criando assim partículas de fuligem, que atrapalham a aspiração da fumaça.


Como funciona? Quando se aspira o ar pela mangueira, reduz-se a pressão no interior da base; isso faz com que ar aquecido pelo carvão passe pelo tabaco, produzindo a fumaça. Ela desce pelo corpo até a base, passa pela água, onde é resfriada e filtrada, que retém partículas sólidas. A fumaça segue pela mangueira até ser aspirada pelo usuário e expirada logo em seguida.

Mais sobre o narguilé:

O narguilé se apresenta de forma atraente, em formatos sedutores e cores diversificadas, podendo ser abastecido com fumos aromatizados. Sua utilização tem se difundido cada vez mais. O que antes era realizado de forma restrita às residências dos consumidores, hoje já se tornou pública. Podemos observar o uso de narguilé até mesmo em mesas de bares nas calçadas.
O narguilé, um cachimbo de água, tem sua origem no Oriente, sendo considerado pela maioria de seus consumidores, praticamente inofensivo, porém segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), a água contida no suporte filtra minimamente a nicotina.
De acordo com relatório da OMS, em uma sessão de narguilé, que dura em média de 20 a 60 minutos, os usuários ingerem até 50 litros de fumaça (equivalente a 100 cigarros) e transportam altas quantidades de nicotina, viciando seus usuários.A água retém ainda os metais pesados provocando efeitos altamente perigosos. Dessa forma, os usuários de narguilé ficam sujeitos a todas as doenças relacionadas ao cigarro. Além desses dados, há também o aspecto anti-higiênico na utilização do narguilé, já que os usuários muitas vezes compartilham com os amigos.
Resta então refletir sobre a relação custo/benefício no consumo de narguilé, optando dessa forma por um consumo consciente.

Minha opinião: Eu nunca fumei narguile, já vi uma única vez um grupo de amigos fumando em uma festa, já tive muuita vontade e curiosidade de fumar narguile, por causa dos aromas e pá, ainda tenho vontade de fumar, e sei que não faz mal a saúde usando de forma moderada, então, sou totalmente contra esse preconceito que as pessoas tem em relação ao uso do narguile, porque, usando bem não tem mal nenhum .

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAA3jDhj29hj8ZkFY1C9Tq-71r2Urh6u77HDDl3cXLBH8e7pY7OXll59DPD3kRww17ymOKg06pI9Fyf7Lhpu-gfkAm1T1UH01PwOcmT0ngTjit8fFoFsK9CVi.jpg

Quero saber a opinião de vocês, vós acham perigoso fumar narguile? fumariam?
comentem.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Anônimo disse...

http://www.archive.org/details/BuyTylenolNoPrescription_630